quarta-feira, 4 de maio de 2011

Essa é a hora Luciano Azevedo !!! Luta Livre

No dia 11 de novembro de 2009, na quinta edição do WFE Platinum, o peso leve Luciano Azevedo estreava no evento contra o ex-lutador do Pride, Jean Silva, e após alguns minutos de muita movimentação e técnica, finalizou com um perfeito arm-lock dentro do triângulo.

Passagem para lutar no exterior garantida, mas, quase um ano depois, Luciano acabou derrotado pelo americano Antonio McKee. De volta ao WFE Platinum, Azevedo, único lutador até hoje a vencer um dos melhores peso por peso do mundo e atual campeão pena do UFC, José Aldo, tentará retrilhar o caminho das vitórias contra o duro Diego Braga, que vem de três vitórias seguidas.

E Braga não está para brincadeira. Com dois nocautes e uma finalização, Diego quer manter a escalada – são dez triunfos nas últimas onze lutas – em busca de vôos internacionais. Aposta que, vencendo Luciano, não tem outro caminho se não os grandes eventos americanos. Os dois prometem fazer a melhor luta da noite, da nona edição do WFE Platinum, que rola no dia 14 de maio, no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador, a partir das 19 horas.

CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

WFE Platinum 9
Gran Hotel Stella Maris, Salvador, Bahia
Sábado, 14 de maio de 2011

Card principal:
- Ednaldo Lula enfrentará Edson Conterrâneo;
- Bruno Carioca enfrentará Jonas Boeno;
- Rodrigo Taigra enfrentará Zezão Trator;
- Luciano Azevedo enfrentará Diego Braga;
- Neilson Gomes enfrentará Eliene Pit;
- Bruno Menezes enfrentará Eduardo Kiko;
- Walmir Abutre enfrentará Altair Alencar;

Card preliminar:
- Jr Alpha enfrentará Darlan Almeida;
- Fernando Almeida enfrentará Yuri Moura;

- Cleber Samurai enfrentará Hugo Wolverine.

Luta Olimpica!!

Historicamente, os wrestlers sempre deram trabalho aos brasileiros. Royce Gracie finalizou vários lutadores nas primeiras edições do UFC, até que o americano Ken Shamrock, após ser finalizado por ele no UFC 1, estudou o jogo do brasileiro disposto a anular o seu Jiu-Jitsu. Shamrock voltou dois anos após a derrota para Royce, no UFC 5, e protagonizaram a luta mais longa do UFC: após passar 36 minutos dentro da guarda de Royce, travando seu quadril com os cotovelos, o americano conseguiu o que queria e entrou para história ao ser o primeiro lutador a não ser finalizado por Royce.

Após três anos reinando no UFC, os brasileiros ficaram visados e começaram a apresentar dificuldades contra os fortíssimos wrestlers norte-americanos, que dominaram o UFC entre os anos de 1996 e 1997. Os americanos estudaram Jiu-Jitsu e aprenderam a se defender, já os brasileiros ainda passam muitas dificuldades para se defender do eficiente jogo de quedas dos wrestlers e parecem demonstrar resistência para aprender a modalidade. Quantas vezes George St. Pierre derrubou Thiago Pitbull com extrema facilidade no UFC 100? Por que Rogério Minotouro vem passando grandes dificuldades na mão dos wrestlers? Por que será que quatro dos sete cinturões do UFC estão nas mãos dos americanos?

Faixa-preta de Judô, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Luta Livre, o comentarista Paulo Borracha também não aguenta mais ver os brasileiros serem jogados de um lado para o outro dentro do octógono, e acredita que tem a resposta para alguma dessas perguntas. Para ele, se os brasileiros não treinarem a parte de quedas, a hegemonia americana irá se expandir ainda mais.



“Os brasileiros estão muito ruins na parte da defesa de quedas, sem força na lombar. São poucos que defendem queda legal, e o Lyoto é um dos que defende bem. Os americanos começaram a treinar Jiu-Jitsu, e porque os brasileiros não correram atrás do prejuízo e começaram a treinar o Wrestling? Por que não contratam um cara como o Antoine Jaoude para lhes ensinar? São poucos que estão treinando essa modalidade de verdade, os brasileiros estão precisando estudar, fazer uma escolinha de Wrestling. Eles conseguem se defender no máximo em um round, como na última luta do Minotouro, mas depois ficam cansados e são levados facilmente pro chão”, desabafou Borracha, que não entende porque os brasileiros demonstram tanta resistência em aprender a Luta Olímpica.

“Se hoje em dia os gringos sabem Jiu-Jitsu é porque estudaram, mas passaram sufoco durante anos... Não adianta os brasileiros acharem que vão se garantir na guarda, porque não vão, pois os americanos aprenderam a se defender e não deixam ninguém sair o quadril, travam o quadril e descem a marreta, essa é uma deficiência enorme dos brasileiros. A origem dos brasileiros normalmente é o Jiu-Jitsu, Boxe e Muay Thai e eles achavam que eram completos, mas a parte de quedas eles esqueceram. Os brasileiros não tem Wrestling. Antigamente eles não se preocupavam porque o Jiu-Jitsu resolvia, mas os gringos estudaram os brasileiros e aprenderam a travar o quadril deles”, se revolta Borracha, que espera que os brazucas reajam.

“Você acha que os brasileiros estão sendo finalizados porque? Os americanos estudaram, mas o brasileiro é cabeça dura, parece que não quer aprender o Wrestling, acham que vão resolver com a guarda e não vão cara, é difícil raspar. Vão ficar até quando sendo jogados de costas no chão? Eles acham que tem que aprender lá fora, mas temos bons atletas de Luta Olímpica no Brasil. Os brasileiros tem que acompanhar a evolução do MMA, senão os americanos vão dominar o cenário”, concluiu Borracha.

Eugênio Tadeu !!!!!

Eugênio Tadeu fala dos 10 fatos que mais marcaram a história do Vale-Tudo


A maioria dos fãs de MMA que acompanham o esporte depois da era Pride/UFC, não tem idéia da importância de nomes como Hugo Duarte, Eugênio Tadeu, Marcelo Behring e Flávio Molina.



Apesar de não terem tanto reconhecimento, estes personagens sempre serão lembrados, afinal de contas, para o Jiu-Jitsu se desenvolver e chegar ao patamar que chegou, teve que enfrentar cascas-grossas de primeira grandeza. E, como todos sabemos, foi graças a consagração mundial do Jiu-Jitsu de Rickson e Royce Gracie, que o MMA chegou ao patamar atual.



Para quem gosta de história do MMA uma boa pedida é assistir ao Cara a Cara, que nosso editor Marcelo Alonso fez com Eugênio Tadeu. No bate-papo exibido pelo canal Combate na última semana de Junho, Eugênio deu sua versão sobre os dez fatos que mais marcaram a história do Vale-Tudo nos anos 80/90. Dos quais Eugênio esteve presente em oito:



1- A briga de Mario Duma com Charles Gracie

2- A invasão da Academia Naja

3- O Vale-Tudo de 83 (Ruas x Pinduka e Eugênio x Pitangui)

4- Rickson desafia Ruas no Boqueirão

5- A briga entre Hugo e Rickson no Pepe

6- Luta-Livre invade academia Gracie

7- Royler x Eugênio (Part 2)

8- Invasão da Copa Nastra (Luta-Livre desafia Jiu-Jitsu)

9- Desafio do Grajaú

10- Pentagon Combat

A Rivalidade!!! LUTA LIVRE

A rivalidade sempre foi aquele tempero a mais que motiva o fã, transformando meros confrontos esportivos em batalhas antológicas. Pode ser Brasil vs Argentina, Real Madrid vs Barcelona, Ayrton Senna vs Alan Prost, o fato é que uma boa disputa entre rivais vale qualquer ingresso.



No MMA não é diferente e, em se falando em confronto de estilos, nada se compara na história moderna deste esporte aos épicos duelos entre representantes do Jiu-Jitsu e do Wrestling, que começou com Royce vs Dan Severn, e atravessou quase duas décadas com lutas antológicas entre Bustamante e Erikson, Gurgel vs Kerr, Minotauro vs Couture, etc.



Na matéria de capa desta edição da PVT Mag, relembramos o grande clássico do MMA, com seus principais confrontos, os grandes carrascos, e muito mais.



Luta unida pelo Japão



Se o MMA é capaz de gerar debates como este que motivou a matéria de capa da PVT MAG, muito se deve ao Japão. Também trazemos nesta edição uma reportagem exclusiva sobre a campanha “Save Japan Victms MMA Community”, idealizada por um jornalista local para angariar fundos junto a lutadores famosos para ajudar na reconstrução do país, devastado por um terremoto seguido de tsunami e vazamento de material radioativo no mês de abril. Nomes como Wanderlei Silva e Fabricio Werdum, que fizeram fama em terras nipônicas, e Cain Velasquez e Josh Kosheck, que nunca lutaram por lá, fizeram sua parte. Saiba nesta edição como essa ajuda tem acontecido.



Luta-Livre estraga festa do Jiu-Jitsu

Há quase 15 anos, o Canecão, uma das mais famosas casas de show do Rio de Janeiro e hoje fechada, recebia pela primeira e única vez um evento de vale-tudo. Para surpresa geral, a luta livre tomou de assalto os holofotes do “I Desafio O Lutador de Vale-Tudo”, quando Alan Carvalho, aluno de Eugênio Tadeu, passou por cima de um dos mais famosos alunos de Carlson Gracie, Crézio de Souza.



O Baú do Alonso desta edição relembra como foi o sangrento evento e a surpreendente vitória do inexperiente Alan Carvalho, além de mais bastidores, fotos e memórias dos principais personagens do desafio.

Luciano Azevedo e Andre Chatuba no WFE

A nona edição do WFE Platinum promete ferver a capital baiana no dia 14 de maio, no Gran Hotel Stella Maris. O evento contará com excelentes combates, destaque para a luta principal da noite, onde Ednaldo Lula irá defender o cinturão dos pesados contra o desafiante Edson Conterrâneo. O card sofreu duas baixas, mas as substituições dos atletas não deixaram a desejar. Taigra deu lugar a Andre Chatuba, que enfrentará Zezão Trator, enquanto Eliene Pit deu lugar a Jorjão Rodrigues, que encara Neilson Gomes. O evento ainda conta com a presença do ídolo local, Bruno Carioca, que enfrentará Jonas Bueno e Luciano Azevedo, que terá pela frente Diego Braga. O terceiro lote de ingressos está à venda nos Balcões de Ingressos do Shopping Iguatemi, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Shopping Piedade e Center Lapa, e na Oss Fight Wear, no Shopping Estrada do Coco. Confira abaixo o card completo do WFE.

CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

WFE Platinum 9
Gran Hotel Stella Maris, Salvador, Bahia
Sábado, 14 de maio de 2011

Card principal:
- Ednaldo Lula enfrentará Edson Conterrâneo;
- Bruno Carioca enfrentará Jonas Boeno;
- Andre Chatuba enfrentará Zezão Trator;
- Luciano Azevedo enfrentará Diego Braga;
- Neilson Gomes enfrentará Jorjão Rodrigues;
- Bruno Menezes enfrentará Eduardo Kiko;
- Walmir Abutre enfrentará Altair Alencar;

Card preliminar:
- Jr Alpha enfrentará Darlan Almeida;
- Fernando Almeida enfrentará Yuri Moura;
- Cleber Samurai enfrentará Hugo Wolverine.

Betão no GP do Bellator

O GP de pesos plumas do Bellator ainda não tem data para acontecer, mas a organização do evento já confirmou três nomes para o torneio. Além da pedreira Joe Warren, as disputas contarão com o brasileiro Luis Alberto Betão. Betão chega embalado por sete triunfos consecutivos, sendo o último conquistado em seu debute no Bellator, no final de abril. O campeão do GP terá uma chance pelo cinturão da categoria, contra Zach Makovsky